No Brasil é muito comum a cobrança indevida de juros em contratos de financiamentos diversos. Não que não seja acordado em contrato, porém o mesmo é tão extenso e confuso que mesmo quando lemos, não conseguimos identificar as ilegalidades, por na maioria das vezes não sabermos o que é ou não é permitido a ser cobrado de juros.
Imagina quando chegamos em uma agência de veículos com a ansiedade de sair de lá com o carro tão desejado. A agência vai fazer de tudo para te vender, de preferência em suaves prestações e por não sabermos das leis vigentes, o que oferecerem para quem está comprando, acaba sendo aceito e é aí que mora o perigo.
Nada de errado você consumidor não saber na íntegra se está ou não sendo cobrado indevidamente, pois hoje em dia estamos cheios de compromissos como trabalho, família, problemas cotidianos, estudos e etc…
Sendo assim, você pode contratar uma empresa que tenha toda a expertise necessária para ajudar os devedores a se livrarem de encargos e cobranças injustas e que lhe são tão prejudiciais. Assim que à análise contratual e revisão de juros abusivos forem realizados, os valores a serem pagos serão contestados judicialmente e na sequência ajustados para que cumpram com todas as leis competentes e o cliente passará a pagar apenas o que for justo.
O mais interessante disso tudo, é que é bem normal as empresas não cobrarem para analisar o seu contrato de financiamento com intuito de verificar se o que foi acordado em contrato, é justo e caso seja encontrado cláusulas, cobranças e juros abusivos a empresa irá oferecer os serviços dela para fazer a contestação judicialmente.
Geralmente a chance de deferimento da contestação ou de ganho da causa é muito grande, pois as Assessorias Especializadas no assunto, identificam à ou às ilegalidades nas cobranças de forma clara e reclamam judicialmente em cima dos erros baseado no Código de Defesa do Consumidor.
Resumindo, o consumidor não tem nada a perder em procurar uma ajuda especializada e certificar se paga ou não, juros abusivos.