Você acha que está pagando juros extras? Faça conosco uma Análise Contratual e certifique se o que paga está correto.
Geralmente, os fatores que levantam questionamentos a respeito de contratos assinados é a presença de irregularidades, causados na maior parte das vezes por juros mais altos do que os permitidos por lei. É muito importante prestar total atenção quando for firmar um contrato, seja ele com qualquer agente financeiro, pois um simples detalhe pode fazer com que o valor a ser pago seja muito maior do que o esperado. Ainda assim, os contratos podem ser revistos a qualquer momento. Muitas vezes, por mais que o contrato seja lido integralmente e que se preste muita atenção, alguns termos mais complicados podem ficar incompreendidos e levantar dúvidas a respeito de sua legalidade ou não. Por isso, o ideal é que o consumidor seja orientado por uma assessoria especializada.
Consulta grátisA análise é feita considerando as limitações de cobranças de juros permitidas pelo Banco Central. Caso a cobrança de um contrato esteja rompendo esses limites, de acordo com o código de defesa do consumidor Artigo 39 inciso V e Artigo 42 é possível fazer uma contestação no âmbito judicial.
Sim. Muitas pessoas infelizmente não sabem que têm o direito de solicitar essa revisão. Mesmo que o contrato já tenha sido assinado, independentemente de quanto tempo está vigente, suas cláusulas podem ser revistas, retirando as irregularidades, cláusulas e cobranças indevidas.
Praticamente, todos os contratos podem possuir cláusulas ilegais, embora isso seja mais comum naqueles onde o prazo de pagamento das parcelas é muito extenso. Esse fato faz com que as instituições incluam uma série de juros e encargos indevidos, já que os valores são diluídos nas parcelas e muitas vezes passam despercebidos. Porém, isso não impede que contratos mais curtos tenham cláusulas injustas e cobranças indevidas.
De forma alguma. A partir do momento que os juros não permitidos forem identificados, o consumidor deve ter seu contrato revisto, para ajustar e parar de pagar algo que vai contra as leis. Por isso, à análise e revisão de juros é um procedimento de suma importância e pode ser feito a qualquer momento.
Basta procurar uma Assessoria Especializada que tenha toda a expertise necessária. Assim que à análise contratual for realizada, será identificado se os juros aplicados e acordados estão alinhados com a legislação ou não. Caso seja encontrado algum erro ou cláusula indevida, o consumidor tem todo o direito de solicitar uma contestação no âmbito judicial para que seja reajustada as cobranças e que seja pago o justo.
Caso os juros indevidos sejam realmente constatados, o valor excedente será retirado das parcelas restantes do contrato. Assim, a partir daquele momento, o cliente não pagará valores não permitidos por lei, e sim apenas aqueles que lhe são corretos. E o que for pago a maior será devolvido, inclusive poderá até haver a quitação do contrato. Para que isso ocorra com êxito, é imprescindível obter à orientação de uma empresa especializada no assunto.
A forma mais indicada é procurar orientação especializada no assunto, para que analisem o seu contrato detalhadamente. Após análise, aso seja encontrado inconsistências nas cláusulas, será orientado de como fazer para contestar os erros, judicialmente.